domingo, 1 de agosto de 2010

PLANO ANUAL MATERNAL 3

Plano Anual

Escola:escola infantil magia do saber

Ano:2010 Educação Infantil: Jardim III

Professoras: lucia muniz

Introdução
quatro, cinco ou seis anos significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um "morcego" nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente... e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade impressa no uniforme.

Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência entre iguais.

Descobre plantas e animais. Experimenta sensações, cores, formas. Em seu universo cultural são acrescentados sabores, melodias, personagens e significados.



Justificativa

Tendo em vista os diagnósticos realizados, no início do ano, o Plano de Ensino se faz necessário, de forma que cada professor pensará em sua classe, na realidade de seus alunos, levando assim, a criança a tornar-se gradativamente independente e capaz de dirigir suas próprias necessidades básicas, além de colaborar com os semelhantes, auxiliando-os e aprendendo juntos.



Objetivo Geral

Proporcionar condições para a criança desenvolver seu auto conceito, independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo e amizade.

Oferecer oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo, social e na linguagem oral e escrita.


1. Formação Pessoal e Social

Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si mesma, ampliem sua auto confiança e auto-estima, reconheçam suas limitações e possibilidades procurando superá-las, que sejam capazes de valorizar e realizar ações de cooperação e solidariedade, enfrentar conflitos respeitando e compartilhando suas vivências com outras crianças e adultos.

1.1 Conteúdos

Conceitos, Fatos e Princípios

- Adaptação

- Identidade e Autonomia

- Identificação

- Interação

- Nome

- Socialização

- Cuidados Pessoais

- Imagem

- Respeito e diversidade



Procedimentos

- Participar de brincadeiras de escolha;

- Compartilhar a história individual da vida de cada um e de seu nome;

- Ouvir o outro;

- Adquirir habilidades sociais;

- Realizar atividades com independência;

- Participar de brincadeiras que possibilitem ações valores e regras.

- Reconhecer o corpo e suas características;

- Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais e respeitando os outros;

- Vivenciar situações de higiene e boa alimentação.

- Participar e interessar-se por situações que envolve a relação com o outro;

- Respeitar as regras simples do convívio social;

- Participar de brincadeiras diversas;

- Realizar ações de cuidados pessoais com e sem auxílio.



Atitudes, Normas e Valores

Familiarização com professores, colegas e escola;

- Reconhecimento e valorização dos espaços da escola;

- Valorização de ações de cooperação e solidariedade compartilhando convivências;

- Respeito consigo mesmo e com o outro;

- Auto-estima;

- Organização do tempo;

- Imagem positiva de si;

- Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos;

- Valorização da limpeza e aparência pessoal;

- Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo;

- Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social;

- Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;

- Realizar ações de forma independente.



Atividades

- Roda da conversa;

- Passeio pela escola;

- Brincadeira de faz-de-conta, individual e/ou grupo, envolvendo o cotidiano;

- Pesquisas;

- Rotina;

- Cantigas de roda;

- Histórias;

- Calendário;

- Confecção de crachás;

- Jogos com o nome;

- Uso do espelho;

- Jogos e brincadeiras com regras;

- Passeio pela escola;

- Guardar materiais;

- Organizar a sala.



1.2. Ações de Enriquecimento Curricular

- Fazer roda da conversa e de combinados;

- Elaborar crachás e jogos com o nome dos alunos para reconhecimento e identificação do nome;

- Propor a pesquisa da história do nome para ser consciente de sua história;

- Proporcionar situações que a criança interaja com as outras respeitando e percebendo seus limites;

- Propor atividades em que as crianças relatem e entrem em contato com outras vivências;

- Elaborar etiquetas para identificar materiais individuais;

- Utilização do espelho para reconhecimento do próprio corpo;

- Propor situações em que as crianças compartilhem com os outros suas dúvidas, necessidades e descobertas;

- Orientar as crianças quanto a higiene pessoal;

- Executar o sistema self-service nas refeições;

- Proporcionar e estimular a capacidade da criança aprender;

- Oferecer situações variadas e adequadas para se trabalhar os diferentes conceitos de formação pessoal e social;

- Incentivar a livre iniciativa das crianças;

- Proporcionar jogos e brincadeiras para o desenvolvimento pessoal das crianças;

- Incentivar a participação das crianças nas diversas atividades de rotina;

- Sugerir atividades ao grupo, sem deixar de respeitar a maneira de ser de cada criança;

- Proporcionar e estimular a capacidade da criança aprender;

- Valorizar mais o fazer da criança do que os resultados das atividades propostas.



1.3. Procedimentos de Avaliação


aliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

_______________________________________________________________
2. Movimento



Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças adquiram expressão própria pelo movimento, que sejam capazes de se organizar no espaço, que ampliem suas possibilidades expressivas utilizando gestos diversos e ritmo corporal, que controlem gradualmente o próprio movimento aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras em diferentes situações, que experimentem diferentes qualidades e dinâmicas do movimento (força, velocidade, resistência e flexibilidade).



2.1. Conteúdos

Conceitos, Fatos e Princípios

- Expressividade

- Desenvolvimento pessoal

- Atividades rítmicas

- Equilíbrio e coordenação

- Jogos

- Brincadeiras


Procedimentos

- Dominar o próprio corpo;

- Expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;

- Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo conhecendo e identificando seus elementos;

- Desenvolver cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;

- Improvisar e criar seqüências de movimentos;

- Comunicar-se através de gestos e movimentos;

- Perceber a mudança do ritmo, a resistência do próprio corpo durante a movimentação;

- Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e linguagem oral;

- Utilizar a motricidade através do lúdico para relacionar-se com o ambiente que está inserido e com as pessoas que o compõem;

- Participar em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc;

- Conhecer as regras do jogo e brincadeiras, saber inventar outras regras de acordo com o grupo;

- Conhecer e controlar o próprio corpo;

- Participar de atividades lúdicas e competitivas que envolvam equilíbrio, ritmo e coordenação;

- Organizar jogos onde o uso de suas fantasias e interesses pessoais prevaleçam;

- Discutir jogos coletivos com regras;

- Participar de brincadeiras pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo presente no cotidiano.



Atitudes, Normas e Valores

- Desenvolvimento corporal harmônico;

- Reconhecimento da capacidade e da possibilidade individual;

- Apropriação da cultura corporal;

- Percepção do próprio desenvolvimento físico;

- Reconhecimento do corpo no seu todo nas suas partes e respectivos movimentos

- Liberdade para expressar-se;

- Valorização e apreciação das manifestações expressivas;

- Interação e respeito com o grupo;

- Utilização do próprio corpo como meio de comunicação e expressão;

- Criatividade;

- Percepção e identificação de diferentes ritmos;

- Combinação de movimentos;

- Coordenação Psicomotora

- Integração com o mundo;

- Expressão livre respeitando o espaço e o grupo;

- Valorização e respeito às diferenças individuais;

- Participação autônoma em atividades de lazer;

- Valorização das conquistas pessoais;

- Respeito às regras dos jogos, não discriminando os colegas;

- Valorização e desenvolvimento da sinceridade, colaboração, confiança e o respeito dentro do grupo;

- Valorização das atividades corporais, adotando atitude cooperativa e solidária sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões físicas, sexuais, sociais e culturais.



Atividades

- Utilização dos brinquedos do parque;

- Escolha livre de brinquedo;

- Imitação;

- Brincadeiras com bola;

- Estátua;

- Cordas;

- Expressão corporal através do som de música;

- Brincadeiras de perseguir, procurar e pegar;

- Circuito;

- Brincadeiras cantadas;

- Brincadeiras de roda;

- Mímica;

- Fórmulas de escolhas;

- Jogos de Faz-de-conta;

- Jogos de representações;

- Jogos de adivinhas;

- Danças;

- Jogos de agilidade, destreza e força;

- Recreação;

- Jogos com brinquedos construídos;

- Jogos com adivinhas;

- Jogos de atirar;

- Atividades rítmicas;

- Jogos de correr e pular;

- Dança;

- Teatro.


2.2. Ações de Enriquecimento Curricular

- Proporcionar momentos onde as crianças possam desenvolver os movimentos como: dançar, correr, pular, saltar, brincar, etc.

- Sugerir aos alunos situações para valorizarem seus próprios gestos e mímicas.

- Propor diversos movimentos corporais expressos em brincadeiras, jogos, atividades esportivas e outras práticas sociais.

- Organizar gincanas, circuitos desafiadores, para que haja interação entre os próprios colegas da sala, e as outras crianças de outras salas.

- Propor atividades de imaginação e criatividade para as crianças expressarem suas emoções.

- Fazer o uso de diferentes jogos de regras para o desenvolvimento das capacidades corporais de equilíbrio e coordenação.

- Pesquisar diferentes danças tradicionais brasileiras para selecionar aquela que mais interessa às crianças;

- Utilizar atividades lúdicas, especialmente as que valorizem a motricidade infantil;

- Propor atividades que favorecem a socialização, o equilíbrio, a coordenação, desafios e construção da auto-estima e autoconfiança.

- Desenvolver atividades em que os jogos e as brincadeiras tenham regras simples e complexas;

- Trabalhar com jogos e atividades de ocupação de espaço para que as crianças ampliem as possibilidades de se posicionar melhor e de compreender os próprios deslocamentos e movimentos.



2.3. Procedimentos de Avaliação

A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.


3. Música

Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças adquiram expressão própria no canto, desenvolvam a habilidade de ouvir, perceber e discriminar som, ritmo, espaço, tempo e harmonia, desenvolvam o senso rítmico e a acuidade auditiva, percebam e expressem sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.


3.1. Conteúdos

Conceitos, Fatos e Princípios

- Apreciação musical

- Fazer musical

Procedimentos

- Ouvir obras de diferentes gêneros musicais, épocas, estilos e culturas;

- Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;

- Criar músicas e rimas em jogos cantados;

- Escutar atentamente;

- Descobrir possibilidades sonoras com todo material acessível;

- Expressar-se através da música;

- Desenvolver memória musical;

- Descobrir vários ritmos musicais existentes nas regiões de todo país (samba, pagode, forró, MPB, etc.);

- Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;

- Expressar-se através da música e conhecer diferentes sons;

- Apreciar som e silêncio.

Atitudes, Normas e Valores

- Interesse por vários estilos musicais;

- Gosto e atenção em ouvir música;

- Escuta atenta;

- Criatividade musical;

- Expressão própria no canto;

- Discriminação de som, ritmo, espaço, tempo, harmonia;

- Acuidade auditiva;

- Exploração do som e suas qualidades (altura, duração);

- Interação e participação no grupo;

- Gosto e atenção em ouvir, cantar e criar músicas;

- Exploração do som e suas qualidades;

- Escuta atenta.



Atividades

- Cantigas de roda;

- Ouvir Clássicos;

- Ouvir e dançar com MPB;

- Brincar com cantigas folclóricas;

- Apreciar o estilo Sertanejo;

- Fazer pseudoleitura das letras de música;

- Brincar com rimas e cantigas inventadas;

- Acompanhamento de canções;

- Dramatizações espontâneas;

- Danças livres ao som de música;

- Canções de folclore;

- Brinquedos de roda;

- Brinquedos cantados;

- Coral;

- Criar rimas;

- Imitar sons;

- Ouvir músicas Gospel

- Compor pequenas canções;

- Interpretar de canções.



3.2. Ações de Enriquecimento Curricular



- Propor roda de música onde a criança tem oportunidade de ensinar música já conhecida ao seu grupo;

- Trabalhar músicas de diferentes gêneros;

- Criar momentos em que se faça necessário uso de brincadeiras de roda, jogos de diversas épocas;

- Oferecer-lhe música que desperte o interesse em ouvir, interagir e movimentar-se com ela ao mesmo tempo.

- Trabalhar com danças folclóricas e tradições culturais dos vários povos que fizeram e fazem nossa cultura;

- Montar e ensaiar um coral na escola.

- Criar projetos de trabalho integrando diversas atividades: aulas de grupo, coral, rodas cantadas, escuta de diversas músicas;

- Apresentar repertório musical que abrange música erudita, popular e folclórica de diferentes épocas e culturas.


tipos  de Avaliação

A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.


4. Artes Visuais

Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o meio ambiente e as expressões artísticas no que se refere as cores, formas e sensações; que se interessem pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas; que produzam trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; que adquiram o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos; que desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.



4.1. Conteúdos

Conceitos, Fatos e Princípios

 O fazer artístico

- Apreciação

- Reflexão

- Apreciação



Procedimentos

- Observar e reproduzir fotos e paisagens;

- Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;

- Conhecer e utilizar vários materiais (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, álcool, etc.);

- Explorar espaços variados;

- Expressar-se livremente;

- Desenhar espontaneamente;

- Expressar vivências;

- Criar desenhos e expressões;

- Utilizar os elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.);

- Dominar técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos nas artes;

- Reconhecer e expressar-se usando formas geométricas;

- Adquirir hábitos de observação, limpeza e ordem;

- Interessar-se pelas próprias produções;

- Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de representações artísticas novas;

- Representar através de quadros dramáticos ou lúdicos as histórias infantis;

- Conhecer diferentes produções artísticas;

- Apreciar suas produções e a dos colegas;

- Organizar e cuidar do espaço físico da sala;

- Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, espaço, textura, etc.);

- Explorar e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos materiais necessários para o fazer artístico;

- Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida;

- Valorizar e apreciar a produção de arte em geral.



Atitudes, Normas e Valores

- Forma pessoal de expressão;

- Criatividade;

- Observação e atenção;

- Concentração no trabalho;

- Valorização da própria produção e da produção dos outros;

- Organização e cuidado com materiais;

- Cooperação e iniciativa;

- Valorização da produção de arte em geral;

- Respeito pelas diferenças individuais e habilidades de cada um;

- Respeito pelo próprio trabalho e pelos dos outros;

- Interesse por apreciar obras de arte presentes na sociedade;

- Conhecimento da diversidade de produções;

- Apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais;

- Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;

- Observação dos elementos constituintes da linguagem visual;

- Apreciação e leitura de obras de arte a partir da observação, da narração, discriminação e interpretação de imagens e objetos.



Atividades


- Desenhar;

- Pintar;

- Construir com sucata;

- Modelar;

- Manipulação de diferentes instrumentos de pintura e desenho;

- Recortes e colagem;

- Desenho de interferência;

- Jogos de construção;

- Manipulação de diferentes instrumentos de pintura, desenho e modelagem;

- Impressão;

- Reprodução de desenho;

- Desenho de observação;

- Desenho de interferência;

- Desenhar a partir de uma interferência colocada pre-viamente no papel que pode ser um desenho ou uma colagem de uma parte do corpo humano;

- Desenho e pintura com várias técnicas e diferentes suportes;

- Apreciação de obras de arte diversas.



4.2. Ações de Enriquecimento Curricular


- Oferecer oportunidade para que a criança possa se familiarizar com os materiais e objetos utilizados;

- Proporcionar contato, uso e exploração de diferentes materiais;

- Criar possibilidades para que as crianças desenvolvam relações entre as apresentações visuais e suas vivências pessoais ou grupais enriquecendo seu conhecimento do mundo;

- Intervir na reprodução de desenho, onde o aluno possa avaliar sua forma de expressão;

- Trabalhar com as expressões artísticas dentro do conteúdo das demais disciplinas utilizando diferentes materiais e técnicas (desenhos, pinturas, modelagens, maquetes).



4.3. Procedimentos de Avaliação



A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

5. Linguagem Oral e Escrita

5.1. Conteúdos

Conceitos, Fatos e Princípios
Linguagem oral

- Diálogo

- Argumentação



Linguagem escrita

- Escrita como representação da fala

- Organização na escrita do nome

- Reescrita a partir de suas hipóteses

- Produção e interpretação de pequenos textos

- Função social da escrita


Procedimentos

- Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se, relatar suas vivências em situações de interação presentes no cotidiano e expor seu ponto de vista;

- Conhecer e produzir pequenos textos, oralmente;

- Ouvir histórias;

- Usar o diálogo para resolver conflitos;

- Participar da elaboração das regras do grupo;

- Ouvir com atenção;

- Pronunciar as palavras com clareza;

- Reconhecer o nome;

- Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e relatar suas vivências em situações cotidianas;

- Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais, como parlendas, adivinhas, poemas e canções;

- Ouvir, comentar, reconhecer e recontar histórias;

- Defender seu ponto de vista respeitando os demais;

- Usar corretamente a língua;

- Preparar a fala para uma exposição oral;

- Participar em situações cotidianas nas quais se faz uso da escrita;

- Saber escrever o próprio nome;

- Reconhecer as letras do alfabeto;

- Conhecer os diferentes gêneros de textos que circulam no dia-a-dia;

- Levantar hipóteses sobre o tema a partir do título;

- Selecionar material para ler;

- Compreender o funcionamento comunicativo da escrita (escrever para ser lido);

- Produzir textos mesmo que não convencionalmente;

- Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;

- Interpretar, reescrever e produzir pequenos textos;

- Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens;

- Explorar diferentes tipos de textos;

- Interpretar, reescrever e produzir pequenos textos;



Atitudes, Normas e Valores

- Percepção e reconhecimento da função social da comunicação;

- Respeito diante das colocações de outras pessoas tanto no que se refere às idéias quanto ao modo de falar;

- Enriquecimento do vocabulário;

- Preocupação em ser entendido e entender os outros;

- Reconhecimento do próprio nome.

- Escrita atenta;

- Facilidade de expressão;

- Clareza de dicção;

- Compreensão dos diferentes tipos de texto: ordens, avisos, comunicações e instruções;

- Preocupação em ser entendido e entender os outros;

- Valorizar a leitura;

- Valorização da escrita como forma de registro;

- Manuseio, com cuidado, de livros e materiais escritos;

- Gosto pela leitura.

- Interesse por ler e ouvir a leitura;

- Zelo com os livros e materiais;

- Respeito pela produção própria e alheia;

- Curiosidade e interesse pela escrita;

- Exigência de qualidade em suas próprias produções de texto;

- Interesse por escrever;

- Reconhecimento da função social da escrita;

- Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;

- Não ter medo de colocar suas hipóteses e suposições;

- Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.



Atividades

- Uso diversificado de vários estilos de textos: Fábulas; Músicas; Parlendas; Texto informativo; Rótulos; Propagandas; Poesias; Receitas; Trava-línguas;

- Roda de conversa;

- Forca;

- Dramatização;

- Conto e reconto de histórias;

- Leitura do nome;

- Jogos com nome;

- Memória;

- Dominó.

- Crachá;

- Leitura de Histórias;

- Caça-palavras;

- Cantinho da leitura;

- Palavras-cruzadas;

- Bingo de letras e palavras;

- Alfabeto Móvel;

- Quebra-cabeça.

- Recontos de histórias feitas pelos alunos e professora;

- Transmissão de recados;

- Leitura de textos diversos;

- Mímica e gestos;

- Leitura do nome;

- Produção de pequenos textos;

- Palavra cruzada;

- Texto com lacunas para completar;

- Conversas informais e formais (recados, convites, bilhetes, informações);

- Entrevistas;

- Pesquisas;

- Atividade de escrita de diferentes textos;

- Jogos de escrita;

- Faz-de-conta (mercadinho, cantinhos, receitas, etc.).



5.2. Ações de Enriquecimento Curricular



- Participação na roda de conversa, onde permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos, trocando experiências;

- Proporcionar a hora do conto com leitura compartilhada feito pela professora e pelos alunos;

- Criar um clima de segurança, respeito e afeto;

- Propor jogos onde se nomeiam letras;

- Criar situações em que seja necessário a escrita do nome;

- Escutar a criança, dar atenção ao que fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo;

- Dar significado a fala da criança;

- Ajudar as crianças a explicitarem , para si e para os demais, as relações e associações contidas em suas falas;

- Desenvolver a escrita com produções de textos, reescritas de textos individuais, grupais e coletivas e que tenham significados ( poesias, parlendas, músicas, etc.);

- Propor a participação das crianças em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da oralidade e da escrita (bilhetes, cartazes, convites, etc.).

- Utilizar diferentes textos como os que circulam na vida real;

- Trabalhar a leitura de muitas maneiras: em grupos, individualmente, em voz alta, silenciosamente, etc;

- Propor e elaborar projetos de escrita, como por exemplo, um jornal ou um mural, livros de adivinhas, de instruções de jogos e receitas;

- Estimular os alunos a escreverem textos, vivendo situações de comunicação real, com objetivos definidos;

- Propor que os alunos reescrevam textos coletivamente e individualmente, a partir de conversas sobre a estrutura, completando idéias, reorganizando-as, modificando palavras, cortando repetições e conectivos próprios da fala oral.



5.3. Procedimentos de Avaliação

Avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.



6. Natureza e Sociedade

Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o modo de vida característica de seu grupo social e de outros grupos; que estabeleçam algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana, que se interessem e demonstrem curiosidade pelo mundo social e natural, questionando, propondo soluções, formulando perguntas e confrontando idéias.



6.1. Conteúdos

Conceitos, Fatos e Princípios
- Esquema corporal

- Órgão dos sentidos

- Os lugares e as paisagens

- Meio Ambiente

- Fenômenos da Natureza

- Meio de comunicação

- Meio de transporte

- Tipos de moradia

- Modo de ser, viver e trabalhar

- Saúde

- Plantas

- Seres vivos



Procedimentos



- Ter conhecimento do próprio corpo por meio de uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;

- Utilizar os diversos órgãos dos sentidos e membros do corpo;

- Construir conhecimentos através do contato com a natureza;

- Perceber que as idéias físicas e naturais não dependem da vontade do homem;

- Perceber, compreender e utilizar os elementos que compõem o lugar em que vive;

- Reconhecer as modificações feitas pelo homem;

- Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;

- Utilizar normas de higiene para prevenir doenças;

- Valorizar atitudes relacionadas à saúde a ao bem estar individual e coletivo;

- Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas, etc.);

- Participar de diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa;

- Conhecer as diferentes fontes de informações e meio de transportes através de visitas e registros;

- Reconhecer relações de mudanças e permanência dos costumes;

- Pesquisar e conhecer os diferentes meios de comunicação da sociedade;

- Utilizar normas de higiene para prevenir doenças;

- Conhecer a importância de uma boa alimentação para a saúde;

- Observar e conhecer os diferentes tipos de plantas;

- Identificar os seres vivos;

- Conhecer os modos de ser , viver e trabalhar de alguns grupos sociais.



Atitudes, Normas e Valores



- Respeito e cuidado com o próprio corpo;

- Conhecimento do nome de cada parte do corpo, seu uso e utilidade;

- Interesse espontâneo em relação a natureza;

- Utilização dos conhecimentos obtidos em contato com a natureza;

- Observação da paisagem local;

- Conservação do meio ambiente e dos espaços individuais e coletivos;

- Conscientização sobre a importância de manter seu quintal limpo evitando jogar lixo que poderá juntar larvas do mosquito da dengue;

- Observação e compreensão dos fenômenos naturais;

- Valorização dos recursos naturais;

- Valorização e atitude crítica em relação aos recursos tecnológicos;

- Respeito aos diferentes modos de vida de diferentes grupos sociais;

- Valorização do patrimônio social, cultural e natural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural;

- Valorização evitando atitudes de desrespeito ao meio ambiente e seres vivos;

- Leitura e interpretação de registros (livros, desenhos, fotografias, etc.);

- Formulação de conclusões e explicações sobre o tema em questão;

- Identificação de alguns papéis sociais;

- Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.



Atividades



- Roda de perguntas;

- Espelho;

- Quadrinhas;

- Recorte e colagem;

- Interferência;

- Pintura;

- Histórias;

- Pesquisas;

- Experiências;

- Cartazes informativos ( uso e confecção);

- Atividades em grupo e individuais;

- Leitura, escrita, desenho e coletas de dados;

- Busca e divulgação sobre a Dengue;

- Brincadeiras;

- Música;

- Filmes;

- Passeios;

- Conversas;

- Jogos;

- Atividade de observação.



6.2. Ações de Enriquecimento Curricular



- Formular perguntas para o desenvolvimento dos conteúdos;

- Proporcionar brincadeiras, canções para reflexão do seu próprio corpo;

- Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;

- Dar espaços para as crianças perguntarem e se possível faze-la descobrir através de pesquisas e experiências a resposta;

- Selecionar textos sobre assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;

- Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza;

- Elaborar projetos, pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em que vivemos;

- Proporcionar atividades que envolvam a observação, a troca de idéias entre as crianças e a pesquisa;

- Propiciar o acesso das crianças aos conteúdos inserindo-os nas atividades e no cotidiano da instituição escolar (telefone, computador, quadro de avisos, jornal, meios de transporte dos professores e funcionários, tipos de moradia em volta da escola, etc.);

- Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;

- Permitir que a criança construa suas hipóteses e confronte-as com o real para refletir sobre os conteúdos;

- Promover passeios para observação da diversidade de seres vivos;

- Eleger temas que possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos.



6.3. Procedimentos de Avaliação



A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.



_________________________________________________________________________



7. Matemática



Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar decisões; que sejam capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.



7.1. Conteúdos



Conceitos, Fatos e Princípios



- Escrita numérica

- Seqüência numérica

- Número e quantidade

- Seriação

- Simbolização

- Espaço e forma

- Grandezas e medidas

- Classificação e ordenação

- Situação-problema

- Cálculo mental



Procedimentos



- Associar símbolos às quantidades correspondentes;

- Agrupar de diferentes maneiras uma mesma quantidade;

- Seriar diferentes materiais;

- Verbalizar numa série dada, o primeiro, o último, o que vem depois, o que vem antes;

- Fazer comparações entre números e quantidades;

- Ler, escrever, comparar e ordenar números;

- Participar de brincadeiras e jogos onde se faz uso da contagem;

- Manipular os elementos do seu ambiente;

- Classificar elementos segundo diferentes critérios, como cor , forma, tamanho, etc.

- Relacionar tamanhos, formas e medidas;

- Resolver situações-problemas;

- Observar formas geométricas;

- Verbalizar em diferentes situações a seqüência numérica;

- Separar e generalizar materiais diversos;

- Colecionar materiais de acordo o interesse do grupo;

- Analisar e avaliar as suas conquistas;

- Seriar, comparar e verbalizar números e quantidades;

- Saber tomar decisões a partir dos desafios da rotina diária;

- Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas e operações;

- Comparar as distâncias, medidas e tamanho;

- Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;

- Registrar números em diferentes situações;

- Manusear cédulas xerocadas em brincadeiras de faz-de-conta;

- Ter confiança em suas próprias estratégias;

- Comparar receitas (culinária, tintas, etc.);

- Comparação de escritas numéricas.



Atitudes, Normas e Valores



- Observação e conhecimento dos números existentes no ambiente que nos cerca;

- Capacidade de identificar e comparar quantidades e números;

- Valorização de trocas de experiências a partir de situações reais;

- Desenvolvimento de capacidade de relacionar, comparar, classificar e ordenar números;

- Desenvolvimento da notação numérica;

- Observação do espaço em que vive;

- Curiosidade;

- Observação e uso dos números em seus diferentes contextos;

- Segurança na resolução e formulação de hipóteses em desafios;

- Identificação de diferentes materiais sobre o mesmo assunto;

- Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos;

- Compreensão e uso de diferentes instrumentos de medida;

- Uso da linguagem matemática;

- Exploração e identificação de propriedades geométricas;

- Resolução de problemas elaborados pelos alunos e pelos professores;

- Análise e avaliação de suas conquistas.



Atividades



- Observar números que fazem parte de sua vida ( sapato, roupa, casa, etc.);

- Bingo e ditado de números;

- Trabalho com sequência numérica através de réguas, fitas métricas, trenas, quadro numérico, calendário;

- Músicas;

- Histórias (valorizando a seqüência dos fatos);

- Jornais de mercado;

- Jogos de encaixe;

- Jogos numéricos;

- Uso do calendário;

- Pesquisa;

- Jogos de Faz-de-conta;

- Histórias;

- Exploração de numerais em diferentes materiais;

- Músicas;

- Registro de jogos (posição, pontuação);

- Listas;

- Modelagem;

- Recorte e colagem;

- Observar e explorar o ambiente que o cerca;

- Manipular os elementos do seu ambiente;

- Classificar materiais manipulando e levando em consideração seus atributos;

- Brincar com rótulos e embalagens em diversas situações;

- Jogos de contagem;

- Situações problema envolvendo o cotidiano escolar.

- Ditado de números;

- Bingo;

- Manipular e utilizar blocos e figuras geométricos;

- Jogos variados;

- Participar do feitiu e registro de receitas.





7.2. Ações de Enriquecimento Curricular



- Fazer uso do calendário durante todo o ano letivo;

- Despertar a criança para a presença dos números em diferentes contextos;

- Propor, no cotidiano, situações problemas envolvendo representações numéricas, em jogos, em atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais, votações, chamada, etc.;

- Questionar as crianças para que reflitam e formulem hipóteses;

- Propor dramatizações de situações-problema;

- Realizar trabalhos com formas geométricas por meio de observação do ambiente, de obras de arte e artesanato;

- Utilização dos números durante as atividades seqüenciadas;

- Fazer uso de contagem através da tabela numérica;

- Propor momentos com oficinas de jogos;

- Dar oportunidade aos alunos de observar tudo que os rodeia, comparando, analisando, classificando, ordenando, contando, medindo, etc.

- Organizar atividades diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de diferentes materiais, onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos matemáticos.

- Propor situações em que as crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos durante o ano;

- Aproveitar situações reais para propor novos desafios;

- Elaborar situações didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas aprendizagens.





7.3. Procedimentos de Avaliação



A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.



_________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário